Roberto Kovalick é o novo rosto de todas as suas tardes assistindo ao 'Jornal Hoje' na Globo. Antigo apresentador do 'Hora 1', o primeiro jornal diário da emissora, ele substitui César Tralli, que agora comanda o 'Jornal Nacional' - e, além da vocação pela comunicação, também nutre uma paixão imensurável pela corrida.
Em 2023, Roberto Kovalick estreou um quadro chamado 'Correndo com o Hora 1'. Na época, antes de causar ciúmes por sua ida ao 'Jornal Hoje', ele nunca tinha participado de uma corrida de rua, mas decidiu tentar pela primeira vez. Entre março e dezembro daquele ano, passou por diversas transformações em sua rotina, visando a tradicional Corrida de São Silvestre.
Para encarar os 15 km da São Silvestre, o jornalista precisou adequar seus treinos: ele passou a se exercitar 6 vezes por semana, além de ter mudado a forma de se alimentar. Kovalick integrou um ensinamento japonês em sua dieta e passou a fazer sua própria marmita, que até levava para a Globo para não fugir do propósito.
"Eu preparo minha marmitinha. Sem ter nenhuma vergonha disso. Você não deve ter vergonha de levar a sua marmitinha, não, porque, às vezes, a gente não encontra alimentação saudável nos lugares que a gente trabalha ou nos horários que a gente trabalha. (...) E sai bem mais barato, bem mais em conta se você levar de casa", garantiu.
Roberto Kovalick também aprendeu (e compartilhou) uma importante lição sobre a proteína no dia a dia. Segundo o jornalista, todo mundo que pratica exercícios físicos, incluindo os corredores, deve comer proteínas no dia a dia, mas ele recomenda que evite as gorduras.
"Para ter uma boa rotina de exercícios, um bom desempenho, é preciso comer proteína. Eu faço isso. Procuro sempre comer proteína tirando toda a gordura", disse o jornalista em entrevista ao site Receitas. O ensinamento de comer a proteína sem gordura veio, também, com a lição de variar e colorir sua alimentação.
"A gente come com os olhos. Então, quando a gente começa a apreciar a comida, pelo colorido, pela diversidade, a gente aos poucos vai mandando essa informação para o cérebro. E ele vai percebendo que a gente já está comendo, na verdade, na imaginação, e vai ficando saciado", garantiu Roberto Kovalick.